PES 2020 vence FIFA 20 no quesito parceria exclusiva com times



As franquias FIFA, da EA Sports, e PES, da Konami, travam uma batalha pela liderança do mercado de futebol virtual há décadas. Nos últimos anos, essa disputa ficou ainda mais intensa por conta das parcerias exclusivas de ambas franquias com os clubes e quem tem levado a melhor, pelo menos nessa briga, é o PES.

Juventus e sua parceria exclusiva com PES 2020

No ano passado, o anúncio do acordo exclusivo entre a Juventus e Konami para o PES 2020 pegou muitos gamers de surpresa, já que os uniformes, o nome da equipe e o estádio da Juventus não estão no FIFA 20 por força de contrato.

No FIFA 20, a Juventus é chamada de Piemonte Calcio e apresenta uniformes genéricos, embora os jogadores sejam autênticos e com as atualizações de suas classificações ao vivo atualizadas com base em suas performances semana a semana.

A parceria com um dos maiores clubes do mundo deu ao PES 2020 pontos importantes na disputa com o FIFA 20 para melhor jogo de futebol virtual. Único time das seis maiores ligas a vencer oito títulos seguidos, a Juventus está em grande fase e é cotada como favorita a vencer o seu nono título consecutivo de campeonato italiano, segundo site de apostas esportivas como a Betway.

“Este acordo prevê dois ícones globais de futebol e entretenimento, PES e Juventus fazendo parceria nos próximos três anos, e nos permitirá identificar mais facilmente com nossos fãs mais jovens, além de aumentar nosso apelo aos fãs de esportes e aos de e-Sports”, escreveu Giorgio Ricci, diretor financeiro da Juventus, em comunicado oficial no site do clube italiano.

Estádio Camp Nou, do Barcelona, exclusivo do PES 2020

Assim como outros times parceiros do PES 2020, os jogadores do Barcelona também foram escaneados em 3D para o jogo, não somente as faces, mas também detalhes como eventuais cicatrizes e tatuagens.


O Camp Nou, estádio do Barcelona, é exclusivo do PES 2020 e conta com mínimos detalhes representados fielmente no game, como objetos fora da área do gramado e túneis dos jogadores. Vale destacar que o Camp Nou é o único estádio da La Liga (primeira divisão do futebol espanhol) que não está licenciado no FIFA 20. Mais um ponto para o PES.

Quem também marca presença no PES 2020 é Ronaldinho. O ex-camisa 10 do Barcelona é uma das principais atrações no modo myClub como um jogador lendário.

Os clubes brasileiros com acordos exclusivos junto à Konami

Único jogo de futebol com todos os clubes brasileiros licenciados, o PES 2020 tem contrato exclusivo com seis times do Brasil: Atlético Mineiro, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Sport Recife e Vasco da Gama.

O grande trunfo da Konami em relação à EA Sports para garantir os direitos exclusivos do Brasileirão (A e B) foi ter se empenhando mais nas negociações com os times brasileiros, principalmente no aspecto financeiro.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, a EA Sports ofereceu R$ 700 mil reais ao Corinthians para uma parceria, mas a oferta foi considerada baixa pelo time brasileiro. A Konami, além de cobrir a oferta da concorrência, pagou ao time paulista R$ 4 milhões por um contrato exclusivo com o Corinthians.

Liverpool é o grande trunfo do FIFA 20

Liderando a Premier League com folga e atual campeão da Champions League, não há dúvidas que o Liverpool é um dos melhores times do mundo. Os Reds, como são conhecidos na Inglaterra, assinaram um contrato de exclusividade com a EA Sports para o FIFA 20 — com estádio licenciado, faces em 3D, treinador na beira do campo e muito mais.

O acordo foi um trunfo para o FIFA 20, já que o PES havia fechado uma parceria exclusiva com a Juventus. “Ao fazer parceria com o Liverpool, temos o prazer de continuar inovando, fornecendo autenticidade incomparável aos fãs de todo o mundo”, disse Samantha Ebelthite, gerente regional da EA Sports no Reino Unido, em declarações ao site da EA.

Ainda que pese o fato da EA ter fechado uma parceria de exclusividade com os Reds, não há como negar que o FIFA 20, assim como as edições anteriores, deixa uma lacuna a ser preenchida sem a presença dos clubes brasileiros licenciados no game.

Novas edições de FIFA e PES poderão ser lançadas para PS5 e Xbox Series X

Com a nova geração de consoles batendo na porta — PS5 já tem logo oficial e seu concorrente Xbox Series X foi anunciado —, os rumores sobre como serão os próximos jogos de futebol estão a todo vapor nas mídias.

A EA Sports, apesar de ter lançado um vídeo da Frostbite para a nova geração, não se posicionou oficialmente sobre o lançamento do próximo FIFA. Porém, a época de lançamento do jogo coincidirá com a nova geração de consoles.

Sobre o PES, Kei Matsuda (responsável pela franquia) confirmou em uma entrevista ao site russo WinPes que as edições de Pro Evolution Soccer para PS5 e Xbox X serão baseadas em um novo mecanismo gráfico.

Notícia Anterior Próxima Notícia