Battlefield deveria ir além com o modo competitivo

Battlefield deveria ir além com o modo competitivo - Img: Chris177uk

Quando eu digo que o Battlefield está precisando ir além, quero dizer de uma necessidade que já tem uma defasagem de anos. Sim, um cenário competitivo ativo, saudável, com times e torcidas.

Competitivo ou Casual? Por que não os dois?!

Talvez só de mencionar modos 5vs5, sem veículos com mapas pequenos e focado em infantaria, irei causar muitas rugas nos "jogadores raízes" da franquia. Acontece que muito desses jogadores estão preocupados apenas em jogar seu modo conquista "forfun", sem se importar com outras coisas que realmente estão acontecendo no jogo.

Até porque, o "Battlefield raiz" já passou por tantas mudanças desde o Bad Company 2 até os dias atuais que essa discussão ficará para um outro artigo.

A afirmação apontada no título desse artigo é específica para o grupo de jogadores, sejam eles novos ou veteranos que esperam o competitivo na franquia.

Nos dias atuais, o cenário competitivo entrega rentabilidade para empresa (em troca de alguns custos), longevidade, renovação da comunidade, manutenção do jogo, competições, times, patrocínios e torcidas.

Enfim, todo o ambiente que gira em torno das competições carregam consigo uma grande visibilidade, que por sinal, o Battlefield carece e muito.

Jogadores verdadeiramente habilidosos ganhariam destaque

Battlefield V - Img: Chris177uk

Se usarmos os números da Twitch por exemplo, fica fácil apontar que o interesse do público em assistir uma partida de Conquista do Battlefield é muito menor do que assistir uma ranked no Rainbow Six: Siege (R6) só pelo fato de que no R6, se tem um objetivo muito claro tanto para quem está assistindo quanto para quem está jogando, o jogadores está ali para tentar ser o melhor e o jogo irá recompensar seus esforços de acordo com a suas vitórias e derrotas!

E se ele realmente for um player diferenciado e com um time empenhado em conseguir o máximo de vitórias possível, o reflexo será imediato tanto dentro do jogo como fora dele. Ou seja, mais pessoas irão assisti-lo, mais pessoas vão se interessar no jogo, mais visibilidade o jogo terá.

Atualmente a diferença entre um bom jogador e um hacker no Battlefield é 'inexistente'. Bom, isso até que é um problema em todos os jogos FPS, se o cara é bom (bom demais), ele é um hacker aos olhos da comunidade e principalmente dos seus inimigos na partida.

Porém, quando se trata de um jogo competitivo, com modo competitivo, com ranks que gratificam os jogadores por suas habilidades e com campeonatos, esse 'senso de diferenciação' é mais aceitável.

No Battlefield, não há absolutamente nada que diferencie um jogador bom, que está ali para ser o melhor, dos jogadores casuais. Atualmente, no Battlefield, há muito mais jogadores casuais, logo é muito fácil massacrar qualquer um que se destaque.


Com um cenário competitivo bem definido, com ambiente preparado, com as regras claras, objetivos claros,  os equipamentos e armas já definidos, com um anti-cheat mais ativo, será fácil separar os verdadeiros jogadores habilidosos dos outros jogadores casuais, bem como separá-los dos trapaceiros.

Será mais fácil criar novos "ídolos" como o Zigueira, Mav, Nesk. Existem jogadores atualmente anônimos e massacrados dentro do Battlefield só esperando a oportunidade de provar que na verdade são jogadores dedicados e não impostores (hack) tentando ser o primeiro na pontuação do time.

Melhorias direcionadas e mais frequentes

Não somente esses jogadores mas a própria franquia Battlefield parece sofrer com a falta de um competitivo. Um cenário consolidado com times e torcidas só iria trazer mais visibilidade para o jogo, as próprias manutenções e correções de BUGs e problemas serão muito melhores direcionadas onde tanto jogadores casuais como competitivos se beneficiariam.

Não é questão do "Battlefield ser raiz" é mais sobre ele crescer e atingir públicos, pessoas e organizações que antes seriam inalcançáveis e por consequência renovar a franquia e a própria comunidade.

Espero que o início desta jornada onde o Battlefield pode ir "além" do que ele já é comece no Capítulo 4 do controverso Battlefield V, capítulo no qual será inserido o modo 5v5 que a própria DICE chamou de competitivo. E podem ter certeza que eu e o Battlefield Brasil estaremos divulgando, promovendo e quem sabe criando campeonatos para enaltecer todos esses jogadores anônimos e seus respectivos times.

Meu canal é HinachiWar e a gente se encontra, nos campos de batalha.

Notícia Anterior Próxima Notícia