8 curiosidades sobre a Electronic Arts


Quem curte o mundo dos games com certeza já teve contato com alguns dos jogos mais famosos (como o próprio Battlefield), e muitos deles chegaram até nós através da Eletronic Arts. Fundada por William M. Hawkins III, William Bingham Gordon e Tom Mott, ex-funcionários da Apple, a empresa tinha um orçamento inicial de US$ 5 milhões em capital investido e um plano visionário: desenvolver e distribuir jogos eletrônicos para computadores domésticos e videogames. E eles conseguiram. Por isso resolvemos trazer algumas curiosidades que contam um pouco da história da EA:

1. Seu primeiro jogo foi lançado em 1983


O primeiro jogo lançado pela empresa foi um jogo de software para o Atari 800. Foram trazidas versões que podiam ser executadas em vários sistemas disponíveis, e no ano seguinte foram lançados mais jogos para o Commodore. Dentre os clássicos lançados na época estão The Bard's Tale, Skate or Die!, Populous, The Immortal e M.U.L.E. Também em 1984 chegou o jogo de simulação de voos Skyfox. Lançado em várias plataformas, se tornou um best-seller e suas vendas chegaram a 250.000 em novembro de 1989.

2. Artistas gráficos no lugar de programadores

A EA inovou quando resolveu contratar vários profissionais freelancer que entendiam muito de design e artes gráficas e puderam ajudar os desenvolvedores. Com isso, os jogos ganharam destaque visual na indústria em ascensão, e seus personagens e cenários se tornaram mais realistas e envolventes ao longo dos anos.

3. Artistas e esportistas como chamariz


Uma estratégia que a EA tomou emprestada de outras indústria foi a utilização de profissionais do entretenimento para encabeçar seus produtos. Foi de fato uma grande jogada impulsionar o produto com rostos já conhecidos. Dentre alguns estavam: Michael Jordan (jogador de basquete número um do mundo), Larry Bird (campeão de basquete e considerado um dos melhores), John Madden (astro que emprestou sua voz para o Madden NFL) e Garry Kasparov (campeão mundial de xadrez e também considerado o maior da categoria). A EA também possui contrato de exclusividade com a ESPN e a NFL. Não podemos esquecer que a EA lançou a série FIFA, primeiro jogo com licença oficial da Federação Internacional de Futebol.

4. Os jogos mais famosos de todos os tempos


Não demorou muito para que a EA tivesse sob seu selo jogos que rodam o mundo e fazem muito sucesso. Esses são apenas alguns deles:

  • Need for Speed: O jogo de corrida é considerado o melhor de todos os tempos, tanto que foi adaptado para as telas em 2014 e teve brinquedos licenciados pela Hot Wheels.
  • FIFA Football ou FIFA Soccer: A série de maior sucesso faz parte da EA Sports e teve sua primeira versão lançada em 1993. Desde então tem colecionado fãs.
  • Battlefield: A série de jogo de tiro em primeira pessoa foi lançada em parceria com a Digital Illusions (DICE) e é ambientada durante a guerra.
  • The Sims: O jogo que simula vida real e permite a construção de casas teve sua primeira versão lançada em 2000 para diversas plataformas.
  • Dead Space: O jogo de terror publicado em 2009 teve duas sequências lançadas para vários consoles.

Dentre os lançamentos estão Star Wars Jedi Fallen Order, NFS Heat, NHL 20 e FIFA 20, e outros.

5. Games gratuitos em suas plataformas online

Além de jogos para consoles consagrados, a desenvolvedora também aposta em games gratuitos para plataformas como o Facebook. Um exemplo é o World Series of Poker Game, jogo que simula o maior torneio do planeta e é ideal para quem gosta de jogar poker em sites especializados ou praticar o esporte da mente antes de entrar no mundo das competições. A EA também disponibiliza versões gratuitas de jogos como Madden Mobile, Apex Legends e Os Simpsons.
6. Uma empresa, vários setores



A EA é dividida em vários setores:

  • EA Sports: Dedicado aos jogos esportivos como NBA e FIFA.
  • EA Games: O maior setor e que produz jogos baseados em livros famosos e filmes como O Senhor dos Anéis, O Poderoso Chefão e outros como The Sims.
  • EA Sports Big: Fazem parte desse segmento jogos criados pela própria EA.
  • Pogo: O menor e que se dedica aos jogos online.

7. Modelos de vendas

Inicialmente a EA vendia diretamente às lojas, mas com o avanço da tecnologia e novos modelos de comércio, passaram a ter como principal forma de venda os downloads direto da internet. Mas quem preferir, ainda pode adquirir seus produtos em lojas físicas. Com isso chega a preços competitivos e lucros em suas vendas de jogos e expansões, tendo um lucro de US$ 35,15 bilhões de dólares em 2018.

8. Ajuda Social

Imagem: Reprodução

A EA vem fazendo trabalhos sociais com jovens. Para que isso fosse possível, tem a ajuda de instituições como a EverFi, com quem desenvolveu um curso de educação digital e já formou mais de 8000 estudantes. Outro parceiro é a Code.org, que disponibiliza tutoriais de programação para jovens dos níveis básico e fundamental. Há outros programas educativos que podem ser acessados através do site oficial.

Como podemos perceber, a empresa que nasceu na década de 80, ampliou seus domínios, e com isso promete ter um dos maiores lucros do setor em 2020.

Notícia Anterior Próxima Notícia