Battlefield V: Melhora das mecânicas com armas

Saiba mais sobre melhorias das armas com a Equipe de Jogabilidade Principal da DICE

Julian Schimek, Designer de Armas, e Florian Le Bihan, Designer de Jogabilidade Principal de Battlefield da DICE, falam sobre Battlefield V e sua mecânica aprimorada de armas.

Battlefield sempre teve uma experiência de jogo equilibrada, tipo pedra-papel-tesoura, e, como todo jogo de tiro em primeira pessoa, há diversas mecânicas em andamento que ajudam a determinar o comportamento da arma.

Tradicionalmente, Battlefield tem alguns dos sistemas de armas mais avançados de todos. Fatores como velocidade de saída, trajetória dos projéteis, cadência de tiro, coeficiente de resistência, extração de dano, dano base da arma e dispersão e recuo, às vezes podem ser meio complexos para os jogadores entenderem por completo.

“Isso era algo que todos nós da Equipe de Jogabilidade Principal queríamos melhorar no Battlefield 5, para que os jogadores entendessem melhor o comportamento das armas”, disse Florian Le Bihan, Designer de Jogabilidade Principal. “Investimos muito tempo trabalhando nas soluções, porque queríamos que os jogadores tivessem maior controle sobre a sua experiência, além de mostrar com clareza o que se passa com as armas.”

Partes importantes da lógica das armas tiveram de ser refeitas para Battlefield V para que isso funcionasse. Antes, em Battlefield 3, Battlefield 4 e Battlefield 1, a dispersão aumentava por um determinado valor até que os jogadores alcançassem o limite máximo, diminuindo linearmente ao longo do tempo enquanto eles não atirassem.

Julian Schimek, Designer de Armas de Battlefield cita como Battlefield 3 ofereceu inspiração para a jogabilidade das armas de Battlefield V.

“Tirar inspiração de Battlefield mais antigos levou a muitas mudanças positivas em Battlefield V.”


“Em Battlefield 3, a precisão básica das armas ficava muito alta com o anexo Cano Pesado, que permitia que os jogadores acertassem alvos distantes reduzindo a instabilidade do cano”, disse Schimek. “Tirar inspiração de Battlefield mais antigos levou a muitas mudanças positivas em Battlefield V, como a redução constante da dispersão, ao invés de linear.”

Por meio de uma combinação de inspiração e desejo geral de melhorar a resposta visual e a acessibilidade das armas, jogadores novos e antigos terão uma experiência melhor e com maior precisão graças à dispersão e ao recuo.

Em Battlefield V, a dispersão se apresenta como recuo em disparo automático, cujo aumento os jogadores sentem ao tirar, ao invés de ter de procurar por marcadores, explica Schimek. “O próprio recuo se aplica agora ao longo de um curto período, ao invés de uma vez só, deixando-o mais suave e permitindo maior uso do que antes.”

“Nós também queríamos um sistema que melhorasse a estabilidade de disparos múltiplos, em vez de deixar a arma instável muito rápido. Dito isso, ainda queremos que os jogadores percam controle das armas... mas na hora certa”, prosseguiu Le Bihan.


A fisicalidade era outro foco importante da Equipe de Jogabilidade Principal. Eles questionavam regularmente “Como seria disparar uma arma específica? Se um jogador usasse um fuzil de precisão, como seria o comportamento da mira? Como passamos a impressão de que a arma está fazendo força na direção deles? Como comunicamos a precisão de uma arma durante a mira?”. É aqui que a colaboração com outras disciplinas do estúdio como Animação, Efeitos Visuais e Sonoros entra em jogo para alcançar todos esses elementos.

“Durante a sequência de animação do fuzil de precisão, a Equipe de Animação deu ênfase ao giro do ferrolho. Então, quando eles puxam o ferrolho, os jogadores veem que o movimento é agressivo, comunicando visualmente que o foco deste rifle é justamente acertar aquele tiro. O recuo também ajuda ao mudar o campo de visão do jogador quando o disparo é feito, passando a impressão de que a mira está fazendo força para trás, na direção do seu olho”, explicou Le Bihan.

A Equipe de Jogabilidade Principal fez inúmeros testes nos sistemas de armas de Battlefield V, e estão sempre modificando mecânicas como a dispersão base, dispersão no primeiro disparo, aumento da dispersão por tiro e redução de dispersão. Eles seguem trabalhando duro na jogabilidade e no balanceamento das armas, buscando oferecer uma experiência mais positiva e consistente a todos os fãs antes do lançamento mundial de Battlefield V em 19 de outubro.

Fonte: ea.com

Para mais informações sobre Battlefield V e outros jogos da série fique ligado no nosso site e nas redes sociais. Aproveite também as condições especiais de pré-venda que a loja Battlefield Brasil está oferecendo na mídia física dos consoles.

Notícia Anterior Próxima Notícia