10 anos de Battlefield Vietnam


10 anos se passaram desde que o clássico Battlefield Vietnã da DICE viu a luz do dia. Para celebrar este muito especial 10 anos de idade, junte-se a nós para uma viagem nessa estrada da memória, alimentada pela "The Ride of the Valkyries" e reminiscência de alguns dos nossos veteranos desenvolvedores...


Uma década atrás, a franquia Battlefield estava em seu berço - mas o impacto do inovador Battlefield 1942 e suas expansões tinha sido ouvido claramente em todo o mundo. Naturalmente, os fãs do jogo estavam ansiosos para ver o que estava no horizonte.

Battlefield Vietnam permaneceu fiel à fórmula de seu antecessor, apresentando boa jogabilidade, grandes mapas, e batalhas em terra, mar e ar. Desta vez, os jogadores encontraram-se no meio da Guerra do Vietnã, jogando do lado dos EUA (Boinas Verdes) ou do lado do Vietnã do Norte (NVA). Muita atenção e ajustes entraram em projeto conceitual desses novos ambientes, resultando em mapas multiplayer, como o "Ho Chi Minh Trail" ou o grande "Operation Hastings". Mikael Rudberg, produtor de Battlefield Vietnam, na época, lembra-se das bases do conceito:

"O nosso chamado 'X' para o jogo era: A experiência de Hollywood em Vietnã para Battlefield - algo que nós acreditamos que conseguimos atender muito bem. Havia muitas coisas que fizeram com que Battlefield Vietnam se destacasse, como a chance de tocar 70 músicas em veículos, os túneis, o sub-processual e crescimento excessivo, e, claro, as facções assimétricas - por exemplo, de napalm contra punji sticks".


Esta assimetria entre as duas facções, com base na guerra real do Vietnã, deu aos jogadores muitas diferentes condições quando se jogava tanto como os Boinas Verdes ou como NVA. Mesmo levando-se em conta que os EUA tinham acesso a artilharia pesada, os seus inimigos tinham potentes contra-medidas e outras vantagens destinadas a equilibrar o jogo. Por exemplo, os jogadores que preferiram o lado do Vietnã se lembrarão das vantagens de spawnar em "buracos".

Jogabilidade assimétrica não foi o único exemplo de como a DICE experimentou muitas ideias criativas de design para Battlefield Vietnam. Patrick O'Shaughnessy, responsável pelo controle de qualidade na época, revela um modo de jogo que era para ter sido adicionado ao jogo:

"Houve realmente um novo modo de jogo que foi cortado no final do projeto. Foi chamado Challenge Mode, onde o jogador deveria tentar completar pequenas missões, como defender uma bandeira contra atacantes controlados pela IA (Inteligência Artificial) por 3 minutos, com apenas uma pistola, ou capturar todas as bandeiras neste mapa usando um helicóptero. Foi muito divertido, mesmo ele estando inacabado."


Como o trailer acima demonstra, um outro aspecto único e icônico de Battlefield Vietnam foi a trilha sonora licenciada. Entre outras, bandas como Deep Purple, Creedence Clearwater Revival e The Trashmen contribuíram para a atmosfera especial do jogo, e para os fãs de Battlefield que é difícil de ouvir "The Ride of the Valkyries", sem pensar em seus confrontos em Battlefield Vietnam.

"A música icônica realmente definiu o tom para mim", diz o veterano da DICE Roland Smedberg, diretor / editor em Battlefield Vietnam. "Chegar a ter um jogo com essas faixas impressionantes foi uma grande sensação, depois de ter crescido assistindo todos os filmes do Vietnã como Apocalypse Now e Platoon. Há realmente uma homenagem ao pelotão e a morte de Elias em um dos trailers. E, claro, nós amamos usar "The Ride of the Valkyries" com toneladas de helicópteros, como em Apocalypse Now".


Com uma jogabilidade viciante, grande projeto de mapa, veículos emocionantes e armas, e apresentação icônica, Battlefield Vietnam envelheceu e nós esperamos que você compartilhe o nosso entusiasmo para este aniversário. Olhando para trás, o produtor Mikael Rudberg também está extremamente orgulhoso do jogo final:

"Nós éramos cerca de 35 pessoas trabalhando em Battlefield Vietnam em apenas 11 meses, mas o jogo final acabou muito bem. Essa é provavelmente a minha melhor lembrança de desenvolvimento, de ter sucesso em fazer um produto realmente convincente, que se estendia no universo Battlefield ".

Esperamos que vocês tenham gostado deste post. Compartilhe suas melhores lembranças de Battlefield Vietnam com a gente nos comentários abaixo. Obrigado pela leitura!

Fonte: Blogs.Battlefield.com

Notícia Anterior Próxima Notícia