Xbox anuncia restrição de controles de outras marcas em seus Consoles

Xbox vai proibir o uso de controles de outras marcas

A partir de 12 de novembro, os jogadores de Xbox Series X, Xbox Series S e Xbox One terão que se adequar a uma nova política da Microsoft. Uma mensagem de erro específica (0x822d60002) começará a aparecer para usuários, indicando o fim do suporte para controles que não são oficiais da Microsoft.

Isso significa que qualquer joystick não autorizado pela empresa será bloqueado nos dispositivos, seja ele com fio ou sem fio.


A notícia foi inicialmente relatada por jogadores no Reino Unido, mas parece ser uma mudança global. O Windows Central realizou um teste com um controle de uma marca "paralela" e obteve a mesma mensagem de erro, confirmando a autenticidade da informação. No entanto, acessórios de outras marcas licenciados pela Microsoft não serão afetados e continuarão a funcionar normalmente.

A marca Brook, conhecida por fabricar acessórios que tornam controles compatíveis com diversos consoles, emitiu um comunicado prometendo uma solução para os consumidores em breve.

Há especulações de que essa decisão possa indicar a expansão da linha de produtos licenciados de fabricantes terceiros para os consoles da Microsoft. Possíveis atualizações de firmware podem permitir que mais controles se tornem compatíveis com o tempo, mas, por enquanto, nada está confirmado.

A mensagem de erro na íntegra diz o seguinte: “O acessório conectado não é autorizado. O uso de acessórios não autorizados compromete sua experiência de jogo. Por esse motivo, o uso do acessório não autorizado será bloqueado em 12/11/2023. Para obter ajuda para devolvê-lo, verifique com a loja de origem ou entre em contato com o fabricante. Para ver acessórios autorizados, acesse www.xbox.com/accessories. (0x82d60002)

Leia também: Preço do Xbox Series S no Brasil sofre grande aumento

Portanto, a partir de 12 de novembro, a única maneira garantida de jogar em um console Xbox será com controles oficiais da Microsoft, que podem ser adquiridos com ou sem fio em diversas lojas. Até o momento, não há informações sobre alterações na compatibilidade com controles diversos para computadores com Windows.

Notícia Anterior Próxima Notícia