Projeto Scarlett: Microsoft lançará apenas um novo console em 2020

Projeto Scarlett: Microsoft lançará apenas um novo console em 2020

Um dos anúncios mais importantes para a Microsoft foi o do Projeto Scarlett, o console da nova geração do Xbox, cuja característica mais notável é o fato de ser quatro vezes mais potente que o Xbox One X e também mais ambicioso que o Playstation 5 da Sony.

Durante a recente E3 deste ano, a Microsoft detalhou apenas um console da próxima geração que será lançado no ano que vem, reforçando que os rumores que a empresa lançaria dois consoles da próxima geração no ano que vem não passam de, como o próprio nome diz, rumores.

Portanto, o foco da empresa oficialmente é o Xbox Scarlett, que refere-se "apenas" a um console para a próxima geração, no qual foi detalhado pela empresa durante sua apresentação no evento.

Segundo o que foi dito pela Microsoft, o novo Xbox fará uso de uma CPU personalizada que será baseada na arquitetura Zen 2 da AMD, com memória RAM GDDR6 e SSD para armazenamento que promete também fazer as vezes a função de memória RAM virtual.

Isso permitirá a execução de jogos em 8K, alcançando taxas de quadros de até 120 frames por segundo. Ele também terá suporte ao Ray Tracing confirmado no PS5. A promessa é de reduzir drasticamente os tempos de carregamento dos jogos, oferecendo mais realismo gráfico.

LEIA TAMBÉM:


Projeto Scarlett

A origem desses rumores e confusões, evolvendo um segundo console da Microsoft para a próxima geração, remonta à E3 de 2018, na qual Phil Spencer, chefe da Xbox, mencionou que eles estavam trabalhando em vários consoles. Mas recentemente Spencer disse em uma entrevista para o Business Insider, que um dos consoles já havia sido lançado (Xbox One S All Digital) e que o outro seria anunciado na E3 2019.

"No ano passado dissemos consoles e estamos vendendo um e agora temos detalhes de outro, acho que é plural, agora estamos focados no Projeto Scarlett e é isso que queremos fazer", disse Spencer.

Mas, de acordo com o site especializado em questões da Microsoft, Thrurott, a apresentação de 2018 de Spencer referiu-se a dois consoles da próxima geração e o Xbox One S All Digital claramente não faz parte da nova geração de consoles.

Outros elementos que também aumentaram as suspeitas de um segundo console para 2020 foram os vazamentos de "documentos oficiais" da Microsoft sob os nomes de códigos Anaconda e Lockhart. No final, o único que se materializou foi o primeiro com a apresentação do Projeto Scarlett.

Enquanto que para os fãs do Xbox poderia ser uma boa ideia considerar o lançamento de dois consoles no próximo ano, a realidade é que essa ideia não parece adequada para a empresa, uma vez que recentemente começou a vender o One S All Digital e está avançando no desenvolvimento do xCloud, o projeto da Microsoft para fazer streaming de jogos sem a necessidade de um console.

Especialistas do ramo sugerem que o Projeto Scarlett será o último console da Microsoft, já que eles buscam concentrar seus esforços no xCloud e liderar a indústria de jogos no futuro, disputando com Google e Apple.

Notícia Anterior Próxima Notícia