Presidente do Brasil faz discurso contra jogos de tiro "Resulta nessa violência"



Durante uma reunião com autoridades, o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas duras aos jogos eletrônicos. Ele chamou os games de "porcarias", os associou com "violência" e "morte".

O presidente do Brasil expressou sua oposição aos jogos de tiro, argumentando que esses títulos não incentivam a educação e servem apenas para ocupar a rotina dos jovens com temas agressivos. Lula afirmou que os jogos eletrônicos ensinam as crianças a matar e que há cada vez mais mortes relacionadas a esses jogos do que na Segunda Guerra Mundial.

"Quando meu filho tem 4 anos e ele chora, o que eu faço para ele? Dou logo um tablet para ele brincar. Ensino logo um joguinho. Não tem jogo, não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar. É cada vez muito mais mortos do que na Segunda Guerra Mundial. É só pegar o jogo da molecada, o meu filho, o filho de cada um de vocês. O meu neto, o neto de cada um de vocês (…) Eu duvido que tenha um moleque de 8, 9, 10,12 anos, que não esteja habituado a passar grande parte do tempo jogando essas porcarias".

"Hoje a molecada joga com gente de outro país, passam noites jogando, e tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças".

A fala equivocada de Lula gerou discussões sobre a influência dos jogos eletrônicos na violência e no comportamento dos jovens. Enquanto algumas pessoas concordam com o presidente, outras argumentam que os jogos podem ser uma forma de entretenimento saudável e que a violência e o comportamento agressivo têm causas mais profundas.

Acreditar que os games são a única causa da violência é simplificar um problema muito complexo. Além disso, muitos estudos mostram que não há relação direta entre jogos violentos e comportamento agressivo na vida real. É necessário ter uma visão mais ampla e holística sobre o tema para encontrar soluções eficazes para o problema.

Os jogos de tiro mencionados pelo presidente são fundamentais para competições de esportes eletrônicos, também conhecidos como esports. Esta semana, a cidade do Rio de Janeiro está sediando o torneio internacional de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), IEM Rio 2023, que oferece um prêmio de R$1,2 milhão.

Em janeiro deste ano, a Ministra do Esporte, Ana Moser, que foi nomeada pelo presidente Lula para a pasta, causou controvérsia ao afirmar que os esports não seriam considerados um esporte. A ex-jogadora de vôlei recebeu duras críticas nas redes sociais.

O que você achou sobre essa fala de Lula? Acredita que ele está com a razão em se preocupar com os games? Comente!

Notícia Anterior Próxima Notícia