Marketing de afiliados – O que necessita saber



Nos últimos anos a internet tem tido um desenvolvimento muito grande, sendo que cada vez mais as pessoas estão online e podem comunicar-se muito mais rapidamente através de chats e diferentes plataformas.

Este rápido desenvolvimento e a criação constante de sites e blogs, permitiu que diversas empresas aproveitassem esta oportunidade através do Marketing de Afiliados. Perceba o que é de seguida.

Marketing de afiliados – O que é?

De forma simples, o marketing de afiliados ou programa de afiliados é um serviço de publicidade que é prestado por uma empresa (ou blogue) que aluga e vende espaços publicitários na internet, ou seja, cede um espaço no seu site ou blogue para que outra empresa coloque os seus anúncios publicitários.

O espaço é vendido ou alocado ao anunciante em troca de um valor fixo, ou através de comissões dependentes dos resultados apresentados. Este tipo de programas é cada vez mais comum pois as empresas trabalham em parceria com os usuários com um objetivo comum: gerar dinheiro (e obter um cartão de visita online através de outros sites).

As empresas apostam nestes espaços de forma a aumentar as receitas de vendas dos seus produtos ou serviços, e os blogers rentabilizam os espaços vagos nos seus sites e geram um maior número de visitantes.

Os tipos mais comuns de marketing de afiliados

Uma vez que a internet é um mundo por descobrir, podemos dizer o mesmo do marketing de afiliados. Existem muitos formatos que podem ser escolhidos e aplicados pelas empresas.

Os valores pagos pelas mesmas vão depender do sistema de afiliados que você está a utilizar (é importante ter em mente que tem de comprar domínio de forma a redirecionar os consumidores para o seu site). Os tipos de programas de afiliados mais usuais são os seguintes:


  • CPC (Custo por Clique) - No custo por clique, tal como o próprio nome indica você vai receber um determinado valor (acordado previamente com o anunciante e que pode variar de empresa para empresa) por cada clique que seja gerado através do seu site (independentemente da maneira utilizada - mail marketing, links, banners…).
  • CPA (Custo por ação) - É uma métrica que o anunciante acorda diretamente consigo (esta ação vai ser diferente de empresa para empresa e vai depender do tipo de nicho de mercado quecada empresa tem).
  • CPL (Custo por lead válida) - Este tipo de programa é quase igual ao Custo por ação, no entanto a maior diferença é que a lead tem de ser validada pela empresa antes deles contabilizarem para si.
  • CPM (Custo por 1000 impressões) - Este programa apenas é utilizado em banners publicitários, e tal como o nome indica, você recebe por cada 1000 impressões (visualizações que o banner recebe na sua página).
  • CPF (Custo por formulário) - Nestes programas os anunciantes apenas têm uma ação em mente, o preenchimento de um formulário. Se você conseguir que uma pessoa preencha o formulário já conseguiu cumprir o objetivo e será remunerado pelo mesmo, independentemente de a pessoa se tornar cliente ou não.
  • CPV (Custo por venda) - Neste caso em especifico o valor que você recebe depende em grande parte das vendas que consiga fazer (é maioritariamente utilizado em sites de e-commerce).
Agora que já tem uma noção de como funciona o marketing de afiliados, verifique se esta é uma boa opção para o seu negócio.

Notícia Anterior Próxima Notícia